segunda-feira, 3 de junho de 2013

De ajudante de Serralheiro a Analista do TRE - PB



DEPOIMENTO
AMIGOS, hoje protocolei minha exoneração no TJ-PE e tomei posse no TRE-PE. Aos colegas fica confirmadíssima mais essa vaga. E cumprindo minha promessa ao amigo Luís ESelma Araujo, venho deixar aqui essas linhas acerca de minha trajetória:

Comecei a trabalhar com 14 anos em uma Oficina de serralharia, como ajudante. Lá tive minhas primeiras "experiências" profissionais (sem carteira assinada, pra variar, kkk). Aprendi o corte e a dobra do aço e do ferro e a solda elétrica, a confecção de grades, portões e basculantes. Tive vários acidentes leves e outros maiores que deixaram marcas e cicatrizes. Com 19 anos, passei a trabalhar como Operador de máquinas de corte de aço, em uma metalúrgica de minha cidade aqui em Igarassu-PE. Depois... fui pra outra metalúrgica, também aqui pertinho. Nesse período não sabia o que era estudar... Aliás não sabia nem qual a aplicação dos estudos em minha vida, pois tive um ensino (fundamental e médio) precário, integralmente em escolas públicas nas quais a bagunça e o desinteresse superavam TUDO. Tive uma vida escolar nula. E mesmo que pareça exagero, acredite, após concluir o ensino médio, sem saber o que era vestibular, nem como fazer, nem para que servia, tinha a impressão de que precisava começar tudo do ZERO. E foi o que eu fiz. Ainda me lembro quando tomei a decisão de ler e de saber tudo o que um dia negligenciara. Estava na fábrica, com as mãos cheias de calos, pois as máquinas eram pesadíssimas. No intervalo para almoço. No dia seguinte, fui ao SEBO, comprei livros de todas as matérias do Vestibular (Português, Matemática, Geografia, História, Física, Química, Biologia, Literatura e Inglês), não tão atualizados, kkk, mas que serviram para começar. Depois fui atrás de um tal de PREVUPE, pre-vestibular solidário da UPE, com alguns colegas que me apresentaram o edital. Entrei no programa, e para minha surpresa, as aulas eram uma espécie de enigma árabe. EU NÃO SABIA NADA, principalmente de matemática. SOLUÇÃO: estudar, estudar, estudar. Peguei os livros que comprara no SEBO e comecei a lê-los, como louco. Li tudo o que podia. Li, Li, Li. Dia e noite. Nos intervalos entre o corte e a dobra de aço. Muitas vezes, enquanto os meus amigos estavam curtindo a hora de almoço, na fábrica, eu estava LENDO. A impressão que eu tinha é que cada minuto de leitura, ainda que com pouca compreensão, iria me levar a algum lugar. Não sabia onde. 3 anos e 3 PREVUPEs depois, já havia refeito, de modo autodidático, todo o meu ensino médio. Foi o suficiente para conseguir uma nota boa no ENEM, tirei 8 e pouco e me inscrevi no PROUNI com 5 opções de curso: botei assim... 1 Direito, 2 Direito, 3 Direito, 4 Direito e 5 Filosofia. E advinha qual bolsa que minha nota obteve? Advinha? advinha? kkk, isso mesmo: FILOSOFIA. Passei dois anos no curso e refiz o ENEM pra obter uma nota melhor. E em 2007 consegui um belíssimo 9 e pouco, que me garantiu a bolsa integral para estudar DIREITO na UNICAP. Era para continuar a ler. era para continuar a estudar. Eu notei, então, que tudo era possível. E dava pra ir mais longe. Nos primeiros anos da faculdade, comecei a tentar concursos. Fiz metrô recife, fiz correios, fiz umas 3 prefeituras, fiz Fazenda. E nem precisa dizer que levei PAU em todos né. Kkkkk. Sim levei pau. Levei tanto ponto de corte que... vixe. Mas é assim mesmo. Depois passei perto no MPU 2010, bati na trave do MTE. E cheirei as vagas de outros 3 concursos. Mas creia. Se você está a ler, os resultados virão. Os semestres na faculdade correram, as coisas se acumularam e no fim. Consegui passar no TJ-PE, na OAB e no TRE-PE. Apenas um detalhe: durante essa jornada, em quase todas as ocasiões, TUDO era obstáculo. Não tinha grana, nem livros suficientes, nem bons cursinhos, nem muito tempo. As noites (acordado) foram muitas. Tenho certeza que todos vocês sabem o que é isso. Quero que os que leem esse post saibam: VOCÊ PODE TUDO. Nada pode DETER você. Se você pode PENSAR na aprovação, ELA virá. Não importa sua dificuldade, seu Obstáculo. Nada pode superar sua VONTADE. Continue LENDO... foi assim que eu passei de ajudante de serralharia à Analista do TRE, 14 anos depois... Isso Funciona. Um abraço a todos \0/

Nenhum comentário:

Postar um comentário